7 filmes sobre física para estudar comendo pipoca

Por 22/07/2018 abril 29th, 2022 Gerais, Notícias

Tem dificuldade ao estudar física? Essa é, sem dúvida, uma das matérias que geram mais preocupação nos alunos e que exige uma boa dose de concentração na hora dos estudos

Isso porque o conteúdo, além de ser complexo e ter relativo grau de dificuldade, é apresentado muitas vezes de forma rígida e distante de exemplos práticos. Por isso, nada melhor que buscar métodos mais dinâmicos, divertidos e ao mesmo tempo didáticos para absorver o conhecimento.

Para que os seus estudos não sejam chatos e mecânicos, separamos uma lista com sete filmes sobre física que vão despertar o seu interesse pela matéria e ampliar seus horizontes de aprendizagem. Confira!

1. Interestelar
O enredo do filme se desenvolve em um contexto em que os recursos naturais da Terra já estão dando sinais de esgotamento, o que leva os astronautas a explorarem outros planetas em busca de um local humanamente habitável.

A equipe de tripulantes é formada por uma bióloga, um ex-piloto da Nasa, um cientista, um físico planetário e dois robôs, que precisam avaliar as condições de outros planetas para que a espécie humana continue sobrevivendo.

A ficção científica tem como trunfo mostrar de forma particular as incontáveis variáveis que organizam o universo, trazendo reflexões interessantes sobre tempo, espaço, gravidade e buracos negros. Além disso, o filme traz quantidade significativa de conceitos da física, o que levou a produção a contratar um físico para trabalhar como consultor do longa-metragem.

2. A teoria de tudo
O enredo é baseado na vida e na carreira de um dos maiores e mais brilhantes físicos dos últimos tempos, Stephen Hawking. A trama mostra o valor que o conhecimento tinha na vida do cientista e como, mesmo após o descobrimento de uma doença grave (esclerose lateral amiotrófica), a paixão pela física e pela cosmologia manteve Hawking vivo e esperançoso.

O físico foi responsável pelo desenvolvimento de inúmeras teorias da física contemporânea, que lidam com questões como a própria concepção de realidade e da relatividade. Algumas teorias, como a Teoria do Peixe no Aquário Redondo e a Teoria de Tudo, que dá nome ao filme, são apresentadas na obra. É, portanto, uma ótima fonte de conhecimento e uma história inspiradora de superação pessoal por meio do saber.

3. Uma mente brilhante
Na onda de filmes biográficos, Uma mente brilhante narra a história de John Nash, um dos gênios dos números e das ciências exatas. O matemático ganhou destaque no universo científico após resolver um problema sobre a teoria dos jogos e ser chamado para prestar serviços de criptografia para o governo americano. يورو ٢٠٢١ Contudo, desenvolveu esquizofrenia e, por isso, vivia um dilema com alucinações e delírios.

A beleza do filme está em revelar o envolvimento do matemático com suas ideias, seu entusiasmo pelos números e sua genialidade, típicas de uma mente realmente brilhante.

4. Perdido em Marte
Mais uma ficção científica que trata da exploração do espaço pelos seres humanos. Nesse filme, um astronauta fica preso em Marte após uma tempestade de poeira, a qual seus companheiros acreditam tê-lo matado. Sozinho no planeta vermelho, esse homem deve enfrentar uma série de desafios para sobreviver nesse novo mundo.

O interessante é que o astronauta, formado em botânica, elabora estratégias com base em seus conhecimentos científicos para sair dessa situação, como a construção de uma estufa para plantar batatas.

Questões relacionadas às dinâmicas orbitais, radiação, reações químicas e tecnologia aeroespacial são cruciais no filme, trazendo informação e entretenimento simultaneamente.

5. Apollo 13
Para quem gosta de assistir aventuras no espaço, temos mais um para a lista. Apollo 13 conta a história de três astronautas que vão para a Lua e sobrevivem após uma explosão do tanque de oxigênio da nave espacial, tendo dificuldades em regressar à Terra. A história é baseada em fatos reais do Projeto Apollo.

O filme foi lançado em 1995, quando as tecnologias espaciais e os conhecimentos científicos ainda estavam se desenvolvendo e consagrou-se pela famosa frase “Houston, we have a problem”.

As técnicas e procedimentos para retornar à Terra são pérolas de conhecimento sobre física e ciência de modo geral, levando o telespectador a se encantar pelo filme e ao mesmo tempo adquirir uma série de informações, como aquelas relativas ao som, temperatura e movimento de corpos e objetos.

6. Ágora
Não só homens estão por trás de descobertas da física. Ágora é uma narrativa sobre Hipátia, uma filósofa, astrônoma e física que viveu em Alexandria no século IV. A criadora do hidrômetro, hoje utilizado para medir o consumo de água e essencial para verificação de densidade e volume de líquidos, desenvolveu seus pensamentos em um contexto em que os primeiros conceitos da física vinham sendo elaborados.

Apesar de viver uma cultura patriarcal, que não permitia ou reconhecia o trabalho de mulheres, e profundamente marcada pelos conflitos religiosos entre cristãos, judeus e politeístas, Hipátia firmou sua marca como mulher forte e inteligente, inclusive deixando cálculos que contribuíram para a verificação da distância entre os astros.

7. Particle Fever
O documentário relata as questões relativas a uma das maiores e mais audaciosas experiências científicas: o acelerador de partículas e a busca pelo bóson de Higgs. O documentário tem uma linguagem acessível, que consegue transmitir com precisão o conhecimento sobre técnicas e procedimentos do acelerador para qualquer um, inclusive para quem não entende muito de física. نتائج اليورو 2024

O documentário acompanha mais de perto alguns dos cientistas que fazem parte do projeto, que pode representar a grande descoberta de todos os tempos ou um assombroso e caro fracasso. فورمولا ون

A obra é indicada para quem quer aprender mais sobre física moderna, o cotidiano científico, a divisão de átomos em micropartículas e os mais controversos dilemas sobre o universo.

Esses são apenas alguns filmes sobre física que separamos e acreditamos que você pode não só gostar, como aprender sobre essa matéria de uma forma menos convencional e mais espontânea.

Como você viu, além de trazer conhecimentos específicos sobre a área, essas obras trazem histórias de personagens e acontecimentos que representam o desenvolvimento desse campo de conhecimento e algumas de suas maiores polêmicas.

Aproveite também para ler o conteúdo exclusivo que preparamos e que pode ajudá-lo a descobrir mais sobre as profissões do futuro. (Universia)

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>