Do www até a internet das coisas

Por 05/06/2019 outubro 8th, 2019 Gerais, Notícias

A história é imprescindível para o aprendizado, mas falar sobre futuro também, tecnologia e as expectativas em relação ao que pode surgir a partir do ambiente virtual é interessante. Que tal desenvolver uma aula sobre esse tema?

No início, é possível fazer uma contextualização sobre o surgimento da internet, com o www, os portais de notícias e as redes sociais até os dias atuais, as chamadas bolhas criadas nas redes e ainda um assunto que pode ser novo, a internet das coisas.

Vídeos de desenhos e filmes podem ser usados como gancho. Quantas cenas que pareciam apenas da ficção hoje não fazem parte da realidade de milhões de pessoas?

Nas cenas do desenho Os Jetsons, por exemplo, quando o personagem George Jetson conversava com o chefe dele, o Sr Spacely, por meio de uma tela.

Algumas tecnologias presentes nesse desenho citado fazem parte apenas das cenas. Ainda não temos carros voadores, mas esse meio de transporte seria possível?

Se não temos carros que voam, hoje, graças à empresa Tesla os carros elétricos e que dirigem de forma automática chegaram ao mercado.

Por falar em Tesla, o proprietário da empresa, Elon Musk, que atualmente é uma das referências no assunto pode ser lembrado. Ele também é dono da Space X e promete até 2024 levar o homem para habitar marte.

No seu histórico, Musk ostenta que sua empresa já lançou foguetes reutilizáveis, é o fundador da empresa Paypal, que foi vendida em uma negociação milionária, já doou parte de sua fortuna, figurou polêmicas nas redes sociais, é multibilionário e tem planos ousados para o futuro, entre eles construir túneis de alta velocidade, em torno de 250 km/h para veículos elétricos, planeja viagens espaciais para habitar o espaço e está empenhado em montar um sistema espacial que forneça internet da mais alta tecnologia para toda a Terra.

Enquanto todos os planos de Musk não se concretizam, cientistas e empresas da área da tecnologia buscam desenvolver cada vez mais a Internet das Coisas, que é um conceito de que todos ou quase todos os objetos estariam interligados entre si e também com o mundo real por meio da internet e se comunicando.

A Internet das Coisas pretende revolucionar o mundo e a maneira como nos relacionamos com ele. Um dos ambientes em que ela pode ser mais propícia é uma casa.

Imagina todos os itens se comunicando. Os eletrodomésticos ganhando autonomia como por exemplo uma geladeira ser capaz de gerar uma lista de alimentos que estão em falta e em seguida realizar uma compra online com pagamento por meio de um cartão ou alguma tecnologia de moeda existente.

Essa geladeira ainda poderia escolher alimentos propícios para uma dieta, sugerir receitas com os itens contidos nela ou calcular formas de economizar nos gastos com alimento.

As possibilidades criadas por meio da internet ainda prometem nos supreender. Mas até agora ela já trouxe diversas mudanças para a sociedade desde a forma como nos comunicamos, até alguns aparelhos que poucos anos atrás perderam espaço. O fax perdeu a utilidade dele depois do surgimento do uso do e-mail.

As locadoras perderam mercado após o surgimento dos serviços de streaming. O mundo da fotografia também foi alterado. Hoje, as máquinas fotográficas não são mais as principais formas de capturar imagens em pequenas reuniões particulares, porque os celulares predominam para essa ação. As fotos também hoje não necessitam mais ser reveladas. Elas podem ser armazenadas em equipamentos ou até mesmo na nuvem.

Os aplicativos possibilitaram o surgimento de novos tipos de serviços, como o Uber, as contas digitais até a entrega de comidas, delivery.

As formas de compra e venda também vem se modificando com os recursos da internet. Grandes varejistas também estão investindo em lojas virtuais. Nesse meio surgiram empresas pioneiras no e-commerce e que vem desbancando concorrentes físicos, a Amazon é uma das grandes referências de sucesso.

Devido à versatilidade da internet, ela proporciona até mesmo vários tipos de abordagens para o estudo do assunto, desde a forma como ela vem revolucionando a comunicação, trazendo praticidade, como a forma em que ela também pode interferir nos relacionamentos entre pessoas que estão em um mesmo ambiente, mas apenas focadas no virtual.

Como a tecnologia digital interfere também nas relações comerciais é um outro assunto que pode ser estudado e ainda como as redes sociais também estão criando novas possibilidades para a sociedade, entre elas as mobilizações para manifestações em todos os cantos do mundo, a defesa de causas como a ambiental e a animal e o surgimento de novos conceitos para análises e estudos sobre essas modificações na sociedade e suas relações. 

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>