Estratégias para foco no estudo

Por 22/08/2019 Gerais, Notícias

Com o término do período de férias, todos voltam às aulas descansados e com objetivo de se desenvolver mais ainda o estudo. Mas, além da vontade de se estudar melhor, é preciso manter o foco e desenvolver algumas técnicas para que seja possível se aproveitar ao máximo a dedicação aos livros e cadernos.

O pedagogo Leonardo Campos, em entrevista ao G1, lembra sobre a importância da rotina. Para ele, é interessante que o aluno tenha um planejamento e que se observe cada detalhe que seja mais agradável para estudar, como a escolha do ambiente, do horário, da forma como o estudante se sentir mais confortável.

O profissional diz que o local para o estudo pode variar de acordo com a preferência do aluno. Esse ambiente pode ser a casa, um parque, a biblioteca da escola, da faculdade ou uma biblioteca pública.

O pedagogo destaca que, mais importante do que a quantidade de tempo dedicada ao estudo, é o quanto o aluno consegue se focar, se sentir bem enquanto estuda. Segundo ele, é necessário evitar se sentir desgaste. “Não adianta forçar porque às vezes se torna um martírio ao invés de se tornar algo interessante”, enfoca.

Leonardo lembra que os adolescentes e adultos têm mais facilidade de conviver com hábitos e planejamento. Já as crianças precisam ser incentivadas porque normalmente não estão habituadas ainda ao planejamento. “A criança precisa de incentivo, precisa se sentir emocionada. Ela não vai ter a disciplina do planejamento, mas vai ter aquele momento em que ela vai se alegrar com aquilo (estudo)”, declara. 

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>