Artigo: Goiânia, escola e calor

Por 20/09/2016 abril 30th, 2022 Gerais

Nos últimos dias nossa cidade tem registrado temperaturas altas, com uma forte massa de ar seco e quente que mantém o tempo firme e, a umidade relativa do ar fica cada vez mais baixa, chegando próxima a 12%, o que é considerado nível de emergência pelo padrão da Organização Mundial da Saúde – OMS, por ser extremamente prejudicial à saúde humana.

A Universidade Federal de Goiás já apresentou há pouco tempo,  um estudo comprovando que “o goianiense ao longo dos últimos 24 anos, viu aumentar as  chamadas ilhas de calor (zonas de temperatura mais quente dentro de uma mesma área geográfica). روليت اونلاين Segundo esse estudo,  a temperatura  aumentou mais de 66 vezes e a principal causa apontada para esse fato é a crescente urbanização por que vem passando nossa cidade” e também o desmatamento necessário para esta expansão. babylon bet

banho-mangueira3A baixa umidade do ar provoca complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e ainda mal humor. A população se vê as voltas com medidas para tentar atenuar o calor e, todas as medidas  envolvem o uso da água.

Nas escolas, toda a rotina é alterada buscando amenizar tanto o calor como a baixa umidade do ar. São propostas inúmeras atividades, na maioria das vezes, envolvendo  água e as brincadeiras extra muros.  Estas atividades extracurriculares resgata os sentidos da escola como lugar para as alegrias da alma e, faz dela espaço para felicidades imediatas.

Todavia, como afirma Snyders (1995), trata-se de cultivar felicidades sensíveis, alegrias culturais que decorrem de uma iniciação e de uma gradativa imersão no universo cultural. É a busca da satisfação, da alegria em estar na escola. A alegria deve estar presente na atmosfera pedagógica e ser constituinte dos seres humanos, mas, crianças e adultos precisam entender que estudar é um ato sério, e a alegria não pode ser confundida com a “alegria fácil, do não-fazer”. Mesmo nas atividades lúdicas é oportunizado o aprender e o ensinar.

A alegria promovida pela escola está relacionada à esperança (ou certeza) de que se pode aprender, produzir e resistir aos obstáculos. É fruto dos processos da busca, do ensinar e aprender  e,  como diria Paulo Freire (1990) não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Ser feliz implica ter projetos, acreditar neles e saber como agir e, a escola oportuniza esta felicidade. كبار الشخصيات

Márcia Carvalho é Pedagoga, Psicopedagoga

Mestra em Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente,

Diretora Secretária da Fundação Ulysses Guimarães -GO

 

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