Prorrogada as inscrições para 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU

Por 06/10/2016 Gerais

Ação é voltada a escolas públicas e particulares. A data-limite para entrega dos trabalhos agora é 31 de outubro.

Foram prorrogadas as inscrições para a 8ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU).  A data-limite para entrega dos trabalhos agora é 31 de outubro.

Com o tema “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”, a iniciativa visa despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. O concurso está divido em 14 categorias. Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Redação”.

As três instituições com a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas na categoria “Escola-Cidadã”, assim como os três melhores trabalhos de cada série. O tema escolhido para a disputa neste ano faz referência a programa “Um por Todos e Todos por Um!”, criado pela Controladoria em 2009. A iniciativa dissemina entre crianças valores relacionados à democracia, autoestima, participação social, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse público.

Para auxiliar na discussão do tema em sala de aula e na comunidade escolar, a Controladoria oferece capacitação virtual aos professores responsáveis pela mobilização do assunto nas escolas. O curso será oferecido em parceria com a Escola de Administração Pública (Enap) e terá carga horária de 40 horas. Haverá turmas ao longo de todo o ano e a inscrição para a primeira delas já está aberta.

Os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria receberão os seguintes prêmios: um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. Os professores responsáveis pelos alunos premiados com o primeiro lugar também receberão o mesmo prêmio, enquanto as três escolas-cidadãs vencedoras receberão um computador e um certificado.

Na última edição, em 2015, o tema da disputa foi “Pequenas Corrupções – Diga Não!”. A premiação contou com a mobilização de cerca de 500 mil alunos e 17,3 mil professores, sendo que mais de 12 mil trabalhos foram recebidos. Os participantes produziram desenhos e redações criativas e as escolas desenvolveram planos de ação que mobilizaram toda a comunidade.

Como participar

Para participar, é necessário que as instituições e as escolas interessadas realizem a inscrição eletrônica em link disponibilizado no site Portalzinho da Criança Cidadã, (http://www.portalzinho.cgu.gov.br/).  Lá, estão disponíveis o edital, o formulário de inscrição da escola e os formulários de realização dos trabalhos. O envio dos trabalhos poderá ser feito pelos Correios ou por meio digital.

As escolas e os professores deverão desenvolver estratégias de mobilização e prática pedagógica para debater o tema com os alunos. O trabalho submetido ao concurso deve obrigatoriamente ser realizado em sala de aula; ser confeccionado no formulário padrão, preenchido com todas as informações solicitadas; abordar o tema “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”; ser realizado individualmente; ser inédito e original.

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>