Habilidades de vida: o que são e por que as escolas devem desenvolvê-las?

Por 20/08/2018 Gerais, Notícias

As habilidades de vida proporcionam às crianças competências importantes para o seu desenvolvimento, tais como a capacidade de socialização e autonomia. A educação em habilidades para a vida baseia-se em pesquisas e metodologias para pedagogia e educação positiva, desenvolvida em conjunto com a psicologia positiva.

Ou seja, de acordo com as afirmações feitas por estes novos olhares sobre a educação, é importante ensinar habilidades de vida como flexibilidade, resolução, habilidades emocionais e de interação, habilidades de relacionamento e autogerenciamento.

Desta forma, as crianças crescem e se tornam jovens e adultos independentes e resilientes. Desenvolver essas competências é um exercício para ajudar as crianças a desenvolverem um bom senso e bons hábitos de estabilidade e bem-estar e sucesso a longo prazo. Na vida cotidiana, o desenvolvimento de habilidades de vida ajuda os alunos a:

  • Encontrar novas maneiras de pensar e resolver problemas;
  • Reconhecer o impacto de suas ações e ensiná-los a assumir a responsabilidade pelo que fazem, em vez de culpar os outros;
  • Construir confiança tanto em habilidades faladas como em colaboração e cooperação em grupo;
  • Analisar opções, tomar decisões e entender por que elas fazem certas escolhas fora da sala de aula;
  • Desenvolver um maior senso de autoconsciência e apreciação pelos outros.

Além disso, há algumas habilidades de vida que são a base para todo esse processo e podem ajudar a desenvolver outras competências socioemocionais. Veja a seguir:

Comunicação

Habilidades de comunicação são fundamentais para a vida e o trabalho. Comunicação refere-se à capacidade de transmitir informações a outras pessoas, seja verbalmente, por escrito e por meio da linguagem corporal. Esta é uma habilidade importante, já que ajuda a criança a aprender a se comunicar com seus pais, colegas e professores, o que leva a uma socialização melhor.

Cooperação

A melhor maneira dos alunos desenvolverem habilidades sociais é colaborando com os outros. É indispensável, atualmente, a capacidade de trabalhar bem em equipe e ter noção sobre a importância da coletividade. Isso porque quando os alunos trabalham juntos em um projeto, eles têm objetivos e interesses comuns – o que os levam a desenvolver maturidade para lidar com críticas construtivas, confiar nos outros e cumprir promessas. Ter consciência de que socialmente tudo se constrói com o trabalho coletivo torna o aluno um melhor cidadão, assim como um indivíduo mais empático e respeitoso.

Criatividade

criatividade importa como uma habilidade de vida em qualquer idade e em qualquer setor, porque é fundamental para passar pelas mudanças recorrente ao nosso mundo moderno. É também sobre o uso de novas formas de pensar e estruturar algo. A criatividade na solução de problemas também é valiosa no nível de equipe e no ambiente escolar, pois estimula novas práticas, pensamentos e atitudes. Além disso, ela também promove a inclusão e o avanço da diversidade de ideias e experiências.

Proatividade

Os alunos precisam aprender como estabelecer metas para si mesmos, planejar como alcançarão seus objetivos e elaborar seus planos. Uma vez que os alunos se sintam à vontade para traçar seu próprio curso, eles começarão imediatamente a atividade. Ao ensinar aos alunos este processo, o professor os equipa para tomar a iniciativa e se tornarem proativos. Os alunos tomam a iniciativa quando eles questionam, planejam, pesquisam, criam e aprimoram. E tudo isso é extremamente importante para a educação no século 21.

Senso crítico

A capacidade de avaliar e analisar uma situação aplicando o raciocínio crítico é uma habilidade crucial na vida cotidiana. As habilidades de pensamento crítico formam uma parte importante da tomada de decisões, resolução de problemas e capacidade de qualificar seus julgamentos. Assim como torna o aluno mais independente e a saber procurar novos caminhos para as dificuldades que encontrar.

Curiosidade

Todos nós começamos a vida com um forte senso de curiosidade e exploração. Os bebês e crianças vivem umas das etapas de desenvolvimento que mais chama a atenção para novas interações e um senso destemido de explorar o desconhecido. É um sinal de uma mente ativa que está constantemente analisando o mundo e tentando descobrir isso. Por muitas das mesmas razões pelas quais a curiosidade estimula a criatividade, também incentiva as crianças a serem autossuficientes. A progressão é assim: A criança tem um problema ou pergunta. A curiosidade leva a criança a perguntar “Como posso resolver isso?” Ou “Por quê?”. A criança age de acordo com a resposta, em vez de esperar que um adulto “cuide dela”.

Perseverança

Enquanto aprender a não desistir, mesmo se você se cansar, é uma maneira de aprender sobre perseverança e alcançar objetivos, desenvolver a perseverança nas crianças é um dos fatores que determinará o sucesso futuro. O professor pode ajudar a inspirar perseverança permitindo que as crianças experimentem o fracasso – em um ambiente seguro. Quando as crianças precisam se recuperar de um erro, pensar em seu caminho através de um desafio e tentar novamente, elas desenvolvem a coragem.

Tudo isso é muito importante para a educação dos pequenos nas escolas, já que sabemos o quão necessário estas habilidades de vida podem influenciar em sua formação. Em sua maioria, o estímulo de uma dessas competências leva imediatamente ao desenvolvimento da outra. Diversas metodologias pedagógicas já abordam, de forma direta ou indireta, o exercício de tais habilidades.

 

Qual você usa para desenvolver habilidades de vida na sua escola?

 

 

 

Fonte: Blog Estante Mágica

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>