O que fazer a 10 dias do Enem

Por 15/10/2015 Gerais, Notícias

O jornal O POPULAR prepara um guia para o candidato se organizar em cada um dos dias que antecedem as provas

A reta final de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima. A dez dias da avaliação, professores dão dicas sobre o que fazer até lá. E por enquanto, nada de relaxar. A orientação é continuar a estudar e ter foco nas áreas em que o aluno ainda tenha alguma dificuldade. “Não dá mais tempo para aprender conteúdos”, diz o professor de física, Regis Guimarães. Outro professor, também coordenador de curso preparatório para o Enem, Gilberto Augusto sugere que o descanso fique para a véspera da prova. “Até lá o candidato deve continuar se dedicando.”

Mas algumas dicas podem ajudar o aluno a chegar bem no dia da prova. Professor de educação física, Luis Eduardo Lima de Sousa destaca que, além dos estudos, o aluno precisa estar bem fisicamente. Fazer algum atividade física até o dia da prova pode ajudar a ter mais disposição para enfrentar os dois dias de prova. Ele diz que caminhadas já são suficientes para quem não pratica nenhum esporte. “Os alunos que já treinam alguma modalidade, a orientação é seguir com a mesma rotina e descansar no dia antes da prova.”

O professor de educação física acrescenta que é importante se hidratar. Todos os dias, o recomendável é a ingestão de pelo menos dois litros de água e durante o estudo não é diferente. “Não se esquecer de levar água para o local da prova. Uma garrafa de 500 ml é suficiente e evita de ter que sair várias vezes para usar o banheiro, quando o candidato poderá perder algum tempo importante.” Ele orienta também a não fazer dietas ou experimentar comidas diferentes. “Não é hora de sair da rotina alimentar.”

Orientadora educacional do cursinho da Poli, em São Paulo, Alessandra Venturi destaca que nos próximos cinco dias, o candidato deve resolver listas de exercícios e, simultaneamente, ir adequando sua rotina. “O horário de verão chega no próximo final de semana e pode alterar a rotina. Tentar se adequar à ele o quanto antes é uma boa dica para evitar transtornos no dia da prova.” Além disso, ela orienta os candidatos a cronometrarem a resolução das questões para atender o prazo de três minutos para cada questão e uma hora para a redação.

Alessandra diz que a redação não deve ser deixada por último. No domingo, quando o candidato receber a prova, pode escolher entre fazer antes de começar a responder às questões ou começar a resolver o questionário e fazer o intervalo para a redação. “Sugiro não deixar por último para não fazer com pressa e acabar se perdendo nos argumentos. Além disso, o prazo pode acabar e o candidato não ter tempo de concluir suas ideias.”

Professores ajudam alunos com aulas na web
Na reta final de estudos antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos podem complementar os estudos com vídeos de aulas na internet. O YouTube reúne aulas de professores de Matemática, Biologia, Química, Física e sobre atualidades. Além da revisão das disciplinas, os vídeos trazem dicas sobre estratégias para a prova e os conteúdos que mais caíram nos últimos anos.

O professor Marco Fisbhen deixou as salas dos cursinhos, onde trabalhava há mais de dez anos como professor de Física, para gravar as videoaulas. “Comprei uma câmera e comecei a gravar vídeos com a intenção de facilitar o aprendizado dos alunos. Poder assistir e rever quantas vezes quisesse uma mesma aula trouxe uma praticidade a esse processo”, contou.

O que nasceu como um blog se transformou na plataforma Descomplica, que hoje tem a audiência de mais de 12 milhões de alunos. Alguns dos vídeos são disponibilizados gratuitamente, mas para ter acesso a todo o conteúdo (são 15 mil vídeoaulas) é preciso fazer uma assinatura paga – a mensal custa R$ 34,99 e inclui ainda quatro aulas ao vivo diárias, a correção de uma redação e três monitorias por semana.

No site Biologia Total, o aluno também encontra alguns materiais gratuitos, como a introdução de alguns conteúdos. As aulas mais aprofundadas são pagas, a assinatura de um mês custa R$ 21,99. Fundador do site, o professor Paulo Jubilut, mantém ainda um blog em que comenta sobre conteúdos que podem ser abordados no Enem. (O Popular)

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>