Passatempo para as crianças na cozinha

Por 27/07/2020 Gerais, Notícias

As férias já estão quase acabando e dessa vez elas não têm a mesma dinâmica que as outras. Devido ao período de isolamento social, as possibilidades de distração e diversão estão restritas, mas para as crianças, o contato e a brincadeira são muito importantes. Por isso, o Sepe preparou uma dica para garantir mais diversão nos dias restantes das férias.

Que tal levar as crianças para a cozinha, claro, com muita segurança e atenção. O contato com essa parte mais restrita da casa para elas pode ser divertido e até um momento de conscientização, quando o adulto que acompanha e supervisiona tudo explica para a criança que não é recomendado que ela se aproxime do fogo ou manuseie utensílios cortantes e com pontas afiadas.

Uma opção é que a criança ajude no preparo de uma receita ou que ela monte um sanduíche saudável. Nós separamos algumas orientações e receitas para te inspirar.

Benefícios:

De acordo com matéria publicada pela EBC, a experiência de participar do preparo de uma receita proporciona para a criança benefícios como aprendizagem sobre organização, mais desenvolvimento do paladar, capacidade de lidar com o tempo e espera, noções de higiene, concentração e até autoestima.

Já a Veja Saúde noticiou sobre pesquisas que apontam que crianças acostumadas a lidar com preparo de comidas têm mais chance de desenvolver uma alimentação saudável e experimentar variedades.

 

Atenção:

Alerte sempre a criança que ela não deve se aproximar do fogo e de panelas quentes e também deve evitar o manuseio de objetos perfuro-cortantes.

Oriente a criança a sempre pedir ajuda dos adultos e só ir para a cozinha acompanhada por alguém que possa supervisioná-la.

 

Receitas:

Brigadeiro Tradicional:

Essa é uma guloseima que faz sucesso entre as crianças e elas podem participar de parte do preparo, como o momento de misturar os ingredientes antes da panela ir ao fogo e ao enrolar o docinho e passar no granulado. Veja a receita que está disponível também no site da Nestlé.

1 lata ou caixinha de leite condensado (395g)

3 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa de manteiga

1 xícara de chocolate granulado

Preparo:

Em uma panela, coloque todos os ingredientes, exceto o chocolate granulado. Misture e leve ao fogo baixo, mexendo, até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela (aproximadamente 10 minutos no fogo).

Quando desgrudar, retire do fogo e, em seguida, passe para outro refratário untado com manteiga para esfriar. Depois de frio, basta enrolar os brigadeiros em formato de bolinhas, sempre com as mãos untadas também com manteiga, e passar pelo granulado.

 

Sorvete de Paçoca:

Mais um doce que as crianças gostam, aliás, dois, sorvete e paçoca, e a receita é simples e prática, encontrada no site da culinarista Isamara Amâncio! Nesse caso, a criança pode participar desembalando as paçocas, misturando os ingredientes ou no final, montando o próprio sorvete, com a cada da própria preferência e paçoca esfarinhada.

1 lata ou uma caixinha de leite condensado (395g)

2 caixinhas de creme de leite (200g cada)

19 paçocas

2 colheres de chá de emulsificante (opcional e ajuda a conferir mais volume, fazendo render mais a receita)

2 colheres de chá de liga neutra (opcional, usada para evitar que o sorvete fique com pequenos cristais de gelo)

 

Preparo: No liquidificador, bata por 4 minutos o leite condensado, o creme de leite, as paçocas e a liga neutra (se optar por utilizá-la). Depois de batido, passe a mistura para uma vasilha para leva-lá ao freezer ou congelador até gelar por aproximadamente 3 horas.

Depois de retirar do congelador, aguarde aproximadamente 10 minutos até que a mistura se desprenda da vasilha de forma mais fácil. Em seguida, bata na batedeira junto com o emulsificante, se você optar por usar esse ingrediente. Bata por 4 minutos, na velocidade máxima, utilizando batedor para massa mais pesada.

Coloque o sorvete no pote e leve ao freezer ou congelador até endurecer, aproximadamente 6 horas.

 

Sanduíche:

Confira também a receita de sanduíche copiada na íntegra do site G-show. As crianças podem participar durante a montagem do sanduíche.

Ingredientes

600g de acém moído

60ml de manteiga clarificada

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

200g de queijo da sua preferência (cheddar inglês, muçarela, gouda ou gorgonzola

12 fatias de bacon

4 pães de hambúrguer

Manteiga a gosto

Alface a gosto

Tomate a gosto

Catchup a gosto

Maionese a gosto

Modo de Preparo

Numa assadeira, coloque 12 fatias de bacon e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 15 minutos.

Retire do forno e escorra o excesso de gordura.

Transfira o bacon para uma frigideira em fogo médio e deixe até o bacon ficar crocante.

Retire do fogo, escorra no papel toalha e reserve.

Coloque numa tigela o acém moído, a manteiga clarificada, sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem.

Com as mãos, separe 4 porções da mistura de carne (150 g cada um)

e modele no formato de hambúrguer.

Numa frigideira bem quente untada com azeite grelhe os hambúrgueres dos dois lados.

Em seguida, coloque uma porção de queijo de sua preferência sobre cada hambúrguer, tampe a frigideira e deixe até o queijo derreter.

Retire do fogo e reserve.

Corte os pães de hambúrguer ao meio, passe manteiga a gosto e leve para frigideira em fogo médio até dourar.

Em seguida, coloque sobre uma metade do pão o hambúrguer com queijo grelhado, o bacon, alface, tomate, catchup, maionese a gosto a outra metade do pão.

Sirva em seguida.

Dica: Você pode fazer um blend de carnes para fazer o hambúrguer usando: 80% acém, 10% peito, 10% pescoço. Moer duas vezes a carne, bater bem formando uma bola até ficar “liso”, modelar e levar a geladeira um pouco para firmar.

 

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>