Dicas para se prevenir da gripe H1N1 (Gripe A)

Por 09/04/2018 abril 29th, 2022 Notícias, Sindicato

Entre as principais dicas para se prevenir da gripe H1N1, podemos citar a higienização das mãos e a vacinação

A gripe A, também chamada de gripe H1N1, é uma doença causada pelo vírus Influenza A (H1N1), que ficou amplamente conhecido após a pandemia de 2009. Esse tipo de vírus possui genes do vírus Influenza A humano, suíno e aviário e desencadeia um quadro de gripe mais grave quando comparado com os outros tipos, necessitando, portanto, de uma prevenção eficaz.

Os principais sintomas da gripe H1N1 são febre alta, dores musculares, dores de garganta e de cabeça, prostração e tosse seca. Em alguns pacientes, podem ocorrer complicações, como bronquite, sinusite, pneumonia, além de problemas extrapulmonares.

Por ser uma doença que pode causar a morte, é essencial conhecer as formas de se prevenir contra ela. A seguir preparamos algumas dicas importantes para se prevenir contra a H1N1.

Dicas para prevenir-se da gripe H1N1

  • Vacina

A vacinação é a forma mais eficiente de proteção contra a gripe. Ela é feita anualmente, pois os vírus causadores da gripe sofrem mutações, sendo fundamental acompanhar as mudanças para que a vacina produzida seja realmente eficiente. مسابقات للربح مجانا Além disso, é importante acompanhar e conhecer os tipos que estão circulando na população. Em 2016, a vacina distribuída pelo Ministério da Saúde garante proteção contra o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e uma cepa (linhagem) de Influenza B. العاب قمار للايفون

A vacinação contra H1N1 pode ser feita em estabelecimentos particulares e públicos quando começarem as campanhas de vacinação. Na rede pública de saúde, o fornecimento de vacinas depende da classificação do paciente em algum dos grupos a seguir: gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de seis meses e menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

  • Outras formas de prevenção

Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Essas gotículas podem entrar em contato com outra pessoa, causando sua contaminação, ou ainda cair em superfícies que podem contaminar outros indivíduos. Diante das formas de contaminação, fica claro que a prevenção está diretamente ligada à higiene.

Entre as principais ações que devem ser feitas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1, podemos citar:

  • Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. تصفيات كوبا أمريكا 2023 Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;
  • Utilizar lenços descartáveis;
  • Deixar o ambiente sempre ventilado;
  • Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;
  • Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;
  • Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;
  • Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto. (Brasil Escola)

A Vigilância Sanitária de Goiânia preparou um documento com medidas de prevenção e controle a serem adotadas na assistência a pacientes com infecção suspeita ou confirmada pelo vírus da influenza . Confira clicando aqui.

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>