Fórum de Prevenção ao Feminicídio

Por 25/09/2019 Gerais, Notícias

O feminicídio no Brasil é um problema de segurança pública, social e cultural grave e de grande amplitude. Para debater sobre esse tema, compartilhar informações e buscar possíveis saídas ocorre o 1º Fórum de Prevenção ao Feminicídio, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. O evento será realizado nos dias 27 e 28 deste mês, a partir das 14 h, no Teatro Asklepiós, na Rua 235, s/n, Setor Leste Universitário.

O Brasil ocupa a 5 ª posição no ranking  mundial de países com a taxa mais alta de feminicídio. Mulheres mortas por motivações como ciúmes, desentendimentos entre parceiros; assassinadas na presença de seus familiares, após serem mantidas em cárcere ou serem vítimas de estupro, espancamento, agressões físicas ou verbais, mortas por suas condições de gênero.

Alguns desses casos são noticiados nos jornais, outros ganham repercussão nas redes sociais ou são comentados entre as pessoas que tomam conhecimento deles. Nesse cenário, é urgente que as autoridades e a sociedade promovam iniciativas para combater o feminicído e a violência contra a mulher.

O Fórum, de iniciativa da Faculdade de Medicina da UFG, tem apoio do Ministério Público de Goiás, Associação Médica de Goiás, Colégio Prevest, Cremego, Unimed, Fernanda Rassi, Programa Florescer, Conexão, Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia.

Entre os temas do evento estão violência no namoro, a construção da masculinidade, autoestima feminina, identificando relacionamentos abusivos, amor saudável, na educação a esperança contra o feminicídio, políticas públicas de violências contra a mulher, o papel da universidade, o papel do poder público, feminicídio e saúde mental, a saúde mental do feminicida e da vítima, crenças limitantes, atuação em rede na prevenção ao feminicídio, conhecendo a rede de prevenção ao feminicídio, papel profissional da saúde na prevenção ao feminicídio.

Mais informações podem ser conferidas e inscrições podem ser feitas por meio do site: http://prevencaodofeminicidio.com.br/programacao/

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>