Música, cultura e estudos

Por 21/11/2019 Gerais, Notícias

A humanidade sempre gostou de sons, de música e melodias. Ela é um recurso para dar alegria a um ambiente, para comemorações, para expressão da fé, para acompanhar cenas de produções cinematográficas. Usada até mesmo nos momentos de lamento. As músicas mexem com as emoções humanas e podem servir como apoio para aulas.

Ela pode trazer uma história, como as modas de viola caipira antigas, ela pode conter muitas batidas ou muito questionamento social. O tema de uma música pode ser um romance ou uma reivindicação. Ah, ela pode ser poética também.

Na sociedade e no mercado cultural brasileiro há uma grande variedade de estilos musicais, do forró ao rock nacional ou o alternativo, do sertanejo ao rap, do popular ao funk. As músicas marcam época, arrastam multidões para shows.

Ela está entre as 7 grandes artes da humanidade. O acesso à música hoje se tornou mais facilitado devido às tecnologias da web. Mas em um passado de poucos anos atrás o modo de ouvir música podia ser por meio de uma vitrola, com os chamados LPs ou discos, com fitas, que muitas vezes eram gravadas músicas por cima das outras. Depois, chegaram os CDS. Será que os mais jovens alunos ao menos ouviram falar nesses termos como discos e vitrolas? Ouvir uma música pode ser uma atividade individual, com os fones, ou coletiva.

Com tantas possibilidades do mundo da música e com tanta diversidade, existe uma grande gama de temas para se abordar em sala de aula. As músicas mais famosas do cinema, as que abordaram o tema da Ditadura Militar, as músicas de raiz, que muitas vezes possuem suas letras carregadas de características de um local ou de um estilo de vida.

As músicas de protesto, as músicas que fazem referência a um outro tipo de arte, como a literatura por exemplo. Uma delas é a antiga “Admirável Gado Novo”, que faz uma analogia ao livro “Admirável Mundo Novo”.

Já Aquarela, de Toquinho, encanta com sua letra. Enquanto Asa Branca leva o nome da ave que vive em uma região de seca, que é tema da música. Disparada, que é uma música do período da Ditadura Militar também pode ser analisada em sala de aula, nas aulas de história. E tantas outras músicas que fazem parte da cultura brasileira, que carregam histórias.

 

 

SepeGo

SepeGo

Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia Saiba mais>>